fbpx

Temperatura Basal – Fase Lútea

Neste texto serão abordadas observações e interpretações que podemos fazer ao olharmos com atenção para a fase lútea do seu ciclo. 

É importante relembrar: ao final da fase folicular acontece um pico de temperatura. Ele caracteriza a ovulação. A ovulação é confirmada com temperatura elevada por 3 dias consecutivos. A elevação térmica do pico é de 0.3 a 0.5°C. 

Após esse pico de temperatura inicia-se a fase lútea, que deve se manter entre 36.6 a 37.1°C. Esta fase dura 14 dias em condições ótimas, mas não deve ser mais curta que 12 dias e nem mais longa que 16 dias. 

Fase lútea de 3 dias caracteriza-se como muito curta e é uma situação grave, aqui é necessário exames e avaliação médica para confirmar que aconteceu a ovulação. Na MTC indica uma deficiência de Yin do Rim, de Jing e de energia Yang. 

Uma fase lútea de 6 a 12 dias caracteriza-se como curta e é uma deficiência de Jing e de Yang. Pode indicar baixa progesterona e falhas implantacionais. 

Fase lútea baixa, ou seja, em que as temperaturas não se mantêm elevadas, pode ser sinal de baixa progesterona e na MTC a tratamos como uma deficiência de Yin e Yang. 

Há também a fase lútea serrilhada ou em cela, que é quando as temperaturas sofrem alterações de mais de 0.2°C ao longo dos dias. Aqui há uma deficiência de yang, mas também uma estase de energia do C, o que significa que estresse e outras causas emocionais podem estar envolvidas. Esses quadros podem levar a falhas implantacionais. 

Quando observamos dias de escape antes da menstruação de fato começar, estamos falando de uma fase lútea que não se sustenta. É caracterizada por uma deficiência de Yang e da energia no Baço, e nos demonstra uma queda precoce da progesterona. 

Quando a fase lútea se sustenta por mais de 18 dias, é possível afirmar Gestação. O hormônio beta HCG começa a liberar mais progesterona a partir do sexto ao décimo dia pós ovulação e então começamos a perceber um aumento da temperatura. Aqui, o gráfico se tornará trifásico. 

Agora que você já conhece um pouco sobre as condições ideais da Fase lútea e o que alterações nela podem representar, eu te oriento a sentar com calma e olhar o seu gráfico. Ë uma boa oportunidade para você praticar o autoconhecimento, além de, conhecer como nós acupunturistas especialistas em Fertilidade e Saúde da Mulher, interpretamos tecnicamente esses dados. 

Se você observou alguma dessas alterações no seu gráfico, saiba que com a acupuntura, a Medicina Chinesa e o cuidado integrativo é possível tratar e tornar esta prática uma aliada na sua busca pela gestação. 

Compartilhe este artigo

Sobre Kelly Fischer

Meu nome é Kelly Fischer e sou especialista em fertilidade e saúde feminina.

A maternidade e minhas vivências me fizeram descobrir que eu amo trabalhar com fertilidade e ver muitas famílias ganharem novos integrantes, realizando um sonho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress