Paciente de 36 anos, com diagnóstico de útero unicornio, endometriose e baixa reserva ovariana. Chegou até mim após dois coitos programados e uma inseminação artificial, com data marcada para iniciar o estimulo ovariano para coleta de óvulos e futura FIV.
Os estímulos ovarianos foram acompanhados de perto com os cuidados da Medicina Chinesa. Além da acupuntura aplicada para melhorar o aporte sanguíneo nos ovários e termos melhores respostas nas coletas, buscamos melhorar o Qi da paciente com a ingesta diária do Caldo de Ossos, os cuidados para manter o baixo ventre aquecido, técnicas para atuar sobre o quadro de estagnações de sangue e Qi comuns a endometriose, terapia floral para auxiliar nas inseguranças, medos e ansiedade presente. Após findada cada coleta, a preocupação em auxiliar o corpo na detoxificação até o próximo estímulo. Acupuntura, fitoterapia, aromaterapia.
Foram 3 estímulos, resultantes em 3 blastocistos. Ciclos sem óvulos maduros para coleta. E em meio a suas ecografias de acompanhamento, um segundo útero foi identificado, de tamanho menor e não funcional, mas que poderia atrapalhar uma gestação.
No aguardo para iniciar as Transferências Embrionárias, a surpresa mais linda de todas: uma gestação natural! Um positivo que chegou discreto, mas que desde o inicio nos fez entender os motivos de alguns obstáculos, de algumas esperas necessárias dessa história.
Ahhhh… Os planos de Deus nunca deixam de nos surpreender!
E meu coração transborda em alegria por mais esse positivo feliz 😊